Prefeitura e Coren-RO oficializam acordo para capacitar enfermeiros em consultas ginecológicas em Porto Velho

Prefeitura e Coren-RO oficializam acordo para capacitar enfermeiros em consultas ginecológicas em Porto Velho

 Convênio técnico-científico visa qualificar profissionais da saúde em planejamento reprodutivo e inserção de DIU.

        Foto: Coren-RO

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) oficializaram um acordo técnico-científico para capacitar enfermeiros(as) em consultas de enfermagem ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo e na inserção de dispositivos intrauterinos (DIU). Com essa parceria, a Semusa busca ampliar o atendimento especializado e qualificado para a saúde da mulher na capital.

O convênio, assinado na presença da secretária de Saúde, Eliana Pasini, e do presidente do Coren-RO, Josué Sicsú, destaca o compromisso da Semusa com a saúde pública de qualidade e o fortalecimento do atendimento ginecológico. “A Semusa está empenhada em oferecer serviços de qualidade e, com essa capacitação, damos um importante passo para proporcionar um atendimento mais qualificado e humanizado às mulheres de Porto Velho,” afirmou Pasini.

O projeto, que já conta com a adesão de 23 municípios, terá Porto Velho como pioneira na implementação, beneficiando diretamente milhares de mulheres. A capacitação será ofertada para 16 enfermeiros(as) da rede pública municipal, que receberão certificação ao término do curso. O Coren-RO será responsável pela organização e desenvolvimento das aulas teóricas e práticas, com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que fornecerá os instrutores. A Semusa disponibilizará a estrutura física, materiais e organização das escalas dos profissionais participantes.

O presidente do Coren-RO, Josué Sicsú, destacou que a parceria visa fortalecer o protagonismo dos enfermeiros(as) na saúde pública e expandir o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes. Já o conselheiro Renne Cosmo da Costa, representante do Cofen e especialista em Enfermagem e Obstetrícia, ressaltou que a qualificação permitirá reduzir filas e facilitar o acesso aos serviços ginecológicos.

Por Semusa

da redação FM News Rndônia


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.