Promotor de Rondônia quer a cassação de todos os candidatos do Avante em Porto Velho por suposta fraude na cota de gênero

Promotor de Rondônia quer a cassação de todos os candidatos do Avante em Porto Velho por suposta fraude na cota de gênero

 Ministério Público Eleitoral investiga fraude na cota de gênero em candidaturas do Partido Avante em Porto Velho


Porto Velho, RO – O Ministério Público Eleitoral de Rondônia (MPE/RO) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra membros do Partido Avante em Porto Velho, Rondônia, sob a alegação de fraude no cumprimento da cota de gênero para as eleições de 2024. A ação foi fundamentada com base no art. 14, §9º, da Constituição Federal, nos arts. 222 e 237 do Código Eleitoral, e nas normas da Resolução TSE n.º 23.735/2024. 

A investigação parte do pressuposto envolto às participações de Carla Teles Priore e Gleici Tatiana Meire dos Santos, ambas candidatas pelo Partido Avante, no pleito deste ano.

O MPE/RO sustenta que as candidaturas das duas mulheres foram apresentadas apenas para atingir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas, sem, no entanto, haver efetiva participação de campanha. Segundo o promotor signatário da peça, Samuel Avarenga Gonçalves, Carla Teles Priore, por exemplo, teria recebido R$ 36.500,00 do fundo eleitoral, mas utilizou apenas R$ 72,00, valor destinado a adesivos contendo, inclusive, a imagem de Mariana Carvalho, candidata à prefeitura de Porto Velho, pertencente à coligação do Avante.

A investigação aponta ainda que as redes sociais das candidatas não apresentam registros de campanha, com exceção de postagens relacionadas a outros candidatos, especialmente um dos vereadores eleitos pela sigla. A acusação também destaca que Gleici Tatiana renunciou à candidatura próximo ao primeiro turno, o que, segundo o MPE/RO, configura uma tentativa de burlar a norma de gênero.

Diante dos fatos, o MPE/RO solicitou à Justiça Eleitoral a cassação dos registros de candidatura das investigadas, além da inelegibilidade de todos os candidatos que possam ter se beneficiado da alegada fraude.

FORAM RELACIONADOS NA PEÇA:

1. Anderson dos Santos Mendes - Suplente
2. Breno Mendes da Silva Farias - Eleito
3. Carla Andreia de Almeida Tavares - Suplente
4. Carla Teles Priore - Suplente
5. Carlos Eduardo Rocha Araujo - Suplente
6. Clever Custodio de Almeida Filho - Suplente
7. Daihane Regina Lopes Gomes - Suplente
8. Evaldo Silva Carvalho - Suplente
9. Francisco Alex Sales - Suplente
10. Francisco Ferreira dos Santos - Suplente
11. Jeanderson Melonio Rabelo - Suplente
12. Jose Barbosa Reis - Suplente
13. Jose Felipe Filho - Suplente
14. Jose Uilson Guimaraes de Souza - Eleito
15. Joyce Ramalho Pires Konagesk - Suplente
16. Karla Luciana Barreto - Suplente
17. Marcia Aparecida Costa Silva - Suplente
18. Paulo Tico Floresta - Suplente
19. Raimundo Costa de Moraes - Suplente
20. Raimundo Nonato Borges de Carvalho - Suplente
21. Ronaldo Gouvea Sanches - Suplente
22. Rosely Leite Sá de Souza - Suplente
23. Gleici Tatiana Meires dos Santos - Suplente

CONFIRA:















OS PEDIDOS DO PROMOTOR:





 

Por Rondoniadinamica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.