Câmara do DF aprova projeto que institui campanha contra aborto

Câmara do DF aprova projeto que institui campanha contra aborto

                    Assunto gerou discussão acalorada entre os deputados distritais


      Plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

A Câmara do Distrito Federal aprovou, nesta quarta-feira (4), o projeto de lei 869/2024 que institui uma campanha de conscientização contra o aborto a ser divulgada todos os anos no dia 8 de agosto como “Dia Distrital de Conscientização contra o Aborto”.

                     A campanha deve envolver palestras sobre a problemática do aborto, informar sobre os métodos contraceptivos, incentivar e promover palestras, seminários e outros eventos para sensibilizar a população sobre os direitos do nascituro, à vida, além de estimular a iniciativa privada e o terceiro setor a acolher e orientar mulheres grávidas com deseja de abortar.

                   O texto foi aprovado após grande debate, com parte da esquerda criticando o texto e pedindo por sua retirada de pauta para que fossem realizados mais debates sobre a campanha.

      Apresentado pelos deputados distritais João Cardoso (Avante) e Thiago Manzoni (PL), o texto chegou a ser acusado de “adotar uma abordagem punitiva e estigmatizante”. As falas acusatórias são do deputado Fábio Felix (PSol) que também declarou que o projeto “viola princípios básicos de saúde pública”.

O assunto gerou uma acalorada discussão e João Campos aceitou o pedido da esquerda para suprimir do projeto de lei o inciso que exigia o exame de ultrassom contendo os batimentos cardíacos do bebê.

       

Leiliane Lopes

da redação FM Pleno News

                                                                          



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.