Combate à extração ilegal de madeira em Unidade de Conservação é intensificado pelo governo de RO

Combate à extração ilegal de madeira em Unidade de Conservação é intensificado pelo governo de RO

 

       A ação reforça o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável


Porto Velho, Rondônia - Com o objetivo de intensificar o combate à extração ilegal de madeira e assegurar a proteção dos recursos naturais em Unidades de Conservação (UCs), o governo de Rondônia realizou uma operação de fiscalização na Reserva Estadual Extrativista Roxinho, localizada no município de Machadinho d’Oeste. A ação que aconteceu no sábado (14), contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), e mostra o engajamento do estado com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

De iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), durante a operação, técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e policiais do BPA apreenderam duas motocicletas, uma motosserra e madeiras serradas. Os equipamentos estavam sendo utilizados para atividades de corte e transporte ilegal de madeira na área protegida, violando as normas de preservação estabelecidas para a Unidade de Conservação.

A ação integra uma estratégia mais ampla da Sedam para intensificar as ações de fiscalização nas Unidades de Conservação e busca minimizar os impactos negativos causados pela exploração ilegal de recursos naturais, como o corte de árvores nativas e a degradação do solo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância das ações conjuntas e o trabalho da gestão em garantir o desenvolvimento sustentável. “O governo está empenhado em proteger o patrimônio ambiental do estado e coibir práticas ilegais que comprometam o equilíbrio da biodiversidade. Trabalhamos com responsabilidade e, principalmente, com respeito às futuras gerações.”

Os equipamentos estavam sendo utilizados para atividades de corte e transporte ilegal de madeira na área protegida

Segundo o coordenador da CUC, Daniel Santos de Souza, a ampliação das ações é fundamental para combater os crimes ambientais e preservar a biodiversidade. “A fiscalização contínua é indispensável para coibir práticas ilegais nas Unidades de Conservação. Nosso trabalho tem sido reforçado em parceria com a Polícia Ambiental, e os resultados mostram que estamos no caminho certo quanto à proteção e ações desenvolvidas nessas áreas tão importantes para o equilíbrio ecológico e o futuro das próximas gerações,” destacou.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, reforçou a necessidade de intensificar a vigilância em todo o território estadual: “a preservação ambiental depende de uma fiscalização rigorosa. Temos ampliado os esforços para garantir que as Unidades de Conservação estejam protegidas contra invasões e práticas ilegais, as quais ameaçam a biodiversidade e os recursos naturais de Rondônia.”

RESERVA EXTRATIVISTA ROXINHO

É uma das diversas UCs administradas pela Sedam que desempenha um função essencial na manutenção dos ecossistemas e na proteção da floresta amazônica. Contando com mais de 880 hectares, é uma área destinada à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais por populações tradicionais, sendo proibidas práticas que causem degradação ambiental, como o desmatamento ilegal.


da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.