Savarino e Gregore marcaram os gols que garantiram o título ao clube carioca
ouco mais de uma semana após ser campeão da Libertadores de forma inédita, o Botafogo conquistou neste domingo (08) mais um título histórico. O Glorioso venceu o São Paulo por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, e se sagrou campeão brasileiro pela terceira vez.
O Botafogo volta a conquistar o título após 29 anos. O clube carioca levantou a taça do campeonato nacional pela primeira vez em 1968, e o segundo título veio em 1995. E agora, quase três décadas depois, o Alvinegro é novamente o campeão do Brasil.
O JOGO
Os primeiros minutos de jogo não empolgaram ao torcedor do Botafogo. A equipe de Artur Jorge chegou a ter menos posse de bola do que o São Paulo, que não conseguia transformar as chances em gol.
A primeira grande oportunidade veio aos 13 minutos, quando Luiz Henrique fez grande jogada pela direita e cruzou para Igor Jesus, que bateu mascado e viu a bola ir para fora. Dois minutos em seguida, Marçal mandou uma bomba que passou próxima do gol.
Após as duas primeiras chances, o jogo ficou pegado no meio-campo e poucas chances surgiram. O Botafogo voltou assustar somente aos 31 minutos, quando Savarino cruzou e Igor Jesus de cabeça parou em Jandrei.
O desafogo do time do Botafogo veio aos 36 minutos, quando Sabino saiu jogando errado e Savarino aproveitou boa assistência de Igor Jesus para abrir o placar. Explosão no estádio Nilton Santos.
Minutos mais tarde, o Botafogo teve chance de ampliar em roubada de bola, mas Jandrei fez duas defesas incrível em finalizações de Alex Telles e Igor Jesus.
SEGUNDO TEMPO
Com o placar favorável, o Botafogo optou em ter a posse de bola nos primeiros minutos da segunda etapa. Do outro lado, o São Paulo até tentou criar perigo, como em uma finalização de William Gomes, mas pouco assustou.
Em seguida, o Botafogo teve três chances de ampliar o placar. A primeira, Igor Jesus aproveitou a sobra e bateu para o gol, mas foi para fora. Aos 12 minutos, Luiz Henrique finalizou bonito, mas parou em Jandrei. Por fim, Almada finalizou de fora da área, mas mandou para fora.
O castigo veio lances aos 17 minutos, quando o volante Marlon Freitas perdeu a bola na defesa e Willian Gomes aproveitou para empatar o confronto.
Com a derrota parcial do Palmeiras em São Paulo por a 1 a 0, o Botafogo passou a controlar o jogo e correr menos riscos no setor defensivo.
Deu tempo até para o lateral Rafael, que está se aposentando do futebol, entrar em campo e fazer parte da festa com Gregore, que balançou as redes aos 47 minutos e confirmou a vitória por 2 a 1 e o título brasileiro aos torcedores do Botafogo.
Último Segundo