O Prefeito dos oito anos também destacou especialmente "os 800 quilômetros de asfalto", onde foram investidos algo em torno de 500 milhões, ou seja, quase meio bilhão de reais.
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta-feira, 1º de janeiro, quando ele passa o bastão para Léo Moraes. Hildon começa dizendo que “governar Porto Velho foi o mais desafio da minha vida!” E prossegue: “encontramos uma cidade com muitas carências e problemas históricos a serem resolvidos. Com uma equipe dedicada, com muito trabalho, com muita perseverança, superamos gargalos, como, por exemplo, o transporte escolar, com investimentos próprios, temos hoje a maior frota do Brasil. Resolvemos a questão do transporte urbano em nossa cidade; resolvemos questões como a iluminação pública, com investimentos de mais de 40 milhões de reais; no transporte escolar foram também cerca de 40 milhões, que hoje representariam, nos valores atuais, mais de 60 milhões investidos”. O Prefeito dos oito anos também destacou especialmente “os 800 quilômetros de asfalto”, onde foram investidos algo em torno de 500 milhões, ou seja, quase meio bilhão de reais. Hildon lembrou que as obras de asfalto foram por execução direta. “Se fôssemos fazer de forma terceirizada, isso ultrapassaria a casa dos 2 bilhões de reais”.
Hildon destacou também o que chamou de “avanços inegáveis na Educação”, lembrando que “estamos em quinto lugar no nível de alfabetização na idade certa”. O prefeito que está saindo sublinhou que os avanços no setor foram históricos, recordando que, ” quando assumimos, de cada 100 crianças em idade de alfabetização, apenas 25 eram alfabetizadas. Hoje, de cada 100 crianças, 95 delas são alfabetizadas. “Isto é um avanço extraordinário!”, diz Hildon, ampliando ainda que “revitalizamos todas as escolas. Por exemplo, entre as 192 escolas municipais, apenas uma ainda não tem ar condicionado. Todas as escolas com as crianças tendo uniforme escolar, kit escolar, enfim, todas as escolas passaram por reformas”. Hildon informou ainda que “todas as unidades de saúde foram revitalizadas e as que não foram, já há recurso disponível para fazê-lo”. Destacou ainda as obras de reformas da Maternidade Municipal, com gastos próximos a 20 milhões de reais e que ficará pronta em breve, “para o próximo Prefeito entregar”, comentou.
Hildon Chaves, na reta final do sua despedida: “Ou seja, Porto Velho avançou muito. E é assim que tem que ser. O Prefeito que está terminando seu mandato fez sua contribuição. Certamente o novo Prefeito vai priorizar o que está no programa de governo dele, mas, também, dentro do princípio da continuidade, vai fazer o melhor para a sua cidade. É um somatório de energias e é assim que se constrói o futuro de uma cidade. Desejo todo o sucesso e sorte ao novo Prefeito; que ele tenha uma gestão marcada por grandes feitos, que é o que nossa população espera de nós, políticos e principalmente do novo Prefeito. É um momento também de agradecer: à nossa equipe, aos nossos secretários, que se dedicaram muito ao longo destes oito anos; agradecer ao carinho da população. Nos quatro cantos de Porto Velho, onde somos muito bem recebidos com abraços, com beijos, com agradecimentos. Isso não tem preço! Então, encerrando nosso mandato, tenho certeza que o fazemos com uma aprovação acima de 80 por cento. Saio do Prédio do Relógio de cabeça erguida e com o sentimento do dever cumprido”, concluiu, depois de desejar um grande Ano Novo a todos.
UMA POSSE HISTÓRICA NUM LOCAL HISTÓRICO: LÉO RECEBE A FAIXA DE PREFEITO NA PRAÇA DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA/MAMORÉ
Como sempre tem feito, o prefeito de Porto Velho que toma posse nesta quarta-feira, anunciou apenas pelas redes sociais os detalhes da sua posse. Léo Moraes gravou um vídeo criativo, onde ele aparece mais de uma vez na mesma cena, informando que a solenidade de sua posse; da sua vice e dos vereadores eleitos acontecerá na histórica Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no centro da Capital. A solenidade está agendada para começar às 16 horas deste primeiro dia do ano de 2025, quando Léo receberá das mãos do atual prefeito, Hildon Chaves, a faixa que colocará no peito, simbolizando que, a partir daquele momento, será dele a responsabilidade de governar uma Capital com quase meio milhão de habitantes. Centenas de convites foram disparados para autoridades de todos os poderes e de todos os calibres. O evento, inédito no principal monumento histórico da Capital, deverá receber uma pequena multidão para a festa da posse.
Enquanto isso, ainda se faz mistério em relação à equipe de Léo Moraes. Não se sabe ainda se ele anunciará os nomes antes ou somente na posse. Há ainda possibilidades sobre nomes, mas nenhuma confirmação oficial. O que se ouve nos bastidores, sobre quem irá compor alguns dos principais cargos é qu,e a saúde ficaria sob o comando do ex-vereador e médico Jaime Gazola; Sandra Moraes, mãe de Léo, seria a titular da Secretaria de Alççao Social; o irmão dele, Paulo Moraes, poderia ser o titular da Emdur. Nestes informações não oficiais, Oscar Neto seria o Chefe da Gabinete e a professora Francisca das Chagas, a Chaguinha, que já foi titular da Semed com Mauro Nazif, voltaria ao cargo e Luiz Cláudio Pereira, que já foi o titular da Agricultura no governo de Ivo Cassol, seria o comandante da Semagric municipal. Há outras possibilidades, mas até agora, são estes os nomes que mais estão sendo citados para eventualmente fazerem parte do novo governo municipal.
Nem titulares de secretarias vitais como as de Saúde e Educação ainda são conhecidos, embora o atendimento ao público não possa parar, nos postos e o ano letivo já comece em fevereiro. Provavelmente a equipe será anunciada apenas pelas redes sociais, já que não há previsão de algum encontro do prefeito eleito com a imprensa, antes da sua posse. Até a noite do sábado, o último deste ano, nenhum só nome da equipe foi anunciado pelo prefeito Léo Moraes.
REFORMA DO SECRETARIADO NÃO SE CONFIRMOU E O SUCESSO DO GOVERNO DEVE MANTER EQUIPE JUNTO COM ROCHA ATÉ 2026
O governador Marcos Rocha chegou a aventar a possibilidade de uma reforma do secretariado, alguns meses antes da eleição municipal neste ano. Haviam setores importantes que poderiam ser mudados, embora Rocha jamais tenha falado em qualquer nome. Veio o resultado das urnas e do governo como um todo. A eleição de 17 prefeitos do União Brasil, partido do Governador e presidido por seu chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, demonstrou a força política da atual gestão e dos seus principais nomes. Além disso, com exceção da Sejucel, ainda envolvida em suspeitas de desvios de recursos e contratos mal feitos pelo ex-secretário Júnior Lopes, todas apresentaram, no geral, resultados bastante positivos, nestes dois anos do segundo mandato de Rocha. No setor de produção e no agronegócio, demos um salto. Rondônia tem os menores índices de desemprego do país. Nosso PIB continua em alta, acima dos índices nacionais. Certamente ao analisar todo o contexto, Marcos Rocha considerou que a hora é de manter o que está funcionando, com resultados positivos em praticamente todos os setores.
Num balanço de final de ano, Rocha se reuniu com alguns assessores mais próximos, como o próprio Júnior Gonçalves, o mais longevo ocupante do nevrálgico cargo em um governo de Rondônia. Não se sabe os temas da conversa, mas as fotos do encontro mostraram os dois sorridentes e em alto astral. Muitas conversas de bastidores e Fake News apontavam para mudanças radicais na administração estadual. Nada disso aconteceu e, ao que parece, embora possa acontecer alguma mudança aqui e ali, a equipe de Rocha vai com ele até o final do mandato.
A FESTA QUE TERMINOU ANTES DE COMEÇAR: REVEILLON NO COMPLEXO DA ESTRADA DE FERRO ESTÁ PROIBIDO
Acabou muito antes de começar! A grande festa de Reveillon que estava programada para a área da Praça da EFMM foi definitivamente cancelada pela Justiça. Decisão emanada pelo juiz Nelson Pitanga, da JustIça Federal, proibiu o evento, alegando riscos ao patrimônio histórico e determinando uma multa de 100 mil reais/dia em caso de descumprimento da ordem judicial. A ação, que causou a liminar (o mérito ainda vai ser julgado, mas provavelmente não antes do final do ano), foi impetrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, o Iphan. É bom lembrar que o Complexo Histórico, que reúne galpões e peças da Estrada de Ferro que praticamente deu início ao povoamento de Porto Velho, foi transformado em Patrimônio Cultural do Brasil há cerca de 18 anos e, desde lá, tem sido protegido. Recentemente, a área que foi toda revitalizada em parceria com a Santo Antônio Energia, com investimentos que beiraram os 30 milhões de reais, teve sua área entregue ao controle privado. O grupo que venceu a concorrência programou um Mega Reveillon para a noite de 31 para 1º de janeiro, foram vendidos muitos camarotes e ingressos que, agora, terão que ser devolvidos.
A medida foi tomada em nome da proteção aos monumentos históricos e estava ainda sem todas as licenças necessárias à sua realização. A previsão é de que milhares de pessoas participassem da grande festa, o que assustou o Iphan e representantes proteção ao nosso patrimônio, que se mobilizaram para que a Justiça interferrise e não permitisse a realização da festança, pelo perigo que ela representaria a todo o Complexo da EFMM. Enfim, terminou a festa muito antes de começar!
VEREADOR ELEITO, BRENO MENDES ANUNCIA MEDIDAS CONTRA OS 15 RADARES DA CAPITAL QUE JÁ ESTÃO MULTANDO
Se depender do vereador eleito Breno Mendes, o decreto assinado pelo prefeito Hildon Chaves no último 23 de dezembro, anunciando o início de multas dos 15 novos radares implantados no trânsito em Porto Velho, não vai durar muito. Breno avisou que um dos seus primeiros atos como vereador será solicitar ao Prefeito eleito, Léo Moraes, que revogue imediatamente o decreto, alegando que ele não teve a divulgação necessária e nem o preparo, com campanhas educativas e orientações dos agentes de trânsito, antes de começarem a mexer no bolso dos motoristas. Advogado, Breno diz que há irregularidades no decreto e garante: caso Léo Moraes não o revogue, vai tomar uma medida extrema. Pedirá apoio dos seus demais pares para que a Câmara Municipal intervenha e ela, através de um decreto legislativo, modifique a determinação atual. “Não houve a ampla divulgação necessária e nem as campanhas de orientação, antes da aplicação das multas. Isso é um absurdo. A legislação determina ampla divulgação, campanhas educativas e várias outras medidas, antes de se começar a aplicar multa em cima de multa.”, diz Breno, que em suas campanhas políticas usa o slogan de “Fiscal do Povo”.
O vereador que assume na próxima semana seu primeiro mandato, avisou ainda que vai fiscalizar todos os 15 pontos onde foram implantados os radares, alegando que em alguns deles não há sinalização correta, como, por exemplo, o limite de velocidade. “Vamos ficar de olho. Não podemos aceitar que dse crie uma nova indústria da multa, ainda mais sem o cumprimento de todas as exigências legais”, diz o advogado/vereador.
CASSOL AO GOVERNO E RAUPP AO SENADO; DOIS EX-GOVERNADORES PODEM ESTAR VOLTANDO
Vem de Rolim de Moura informações interessantes envolvendo duas figuras que mais se destacaram na política rondoniense em muitos anos. Ambos foram governadores. Ambos foram senadores. Tanto Ivo Cassol quanto Valdir Raupp, que saíram da mesma cidade para entrarem para a história do Estado, estão “afiando os cascos”, como diriam os gaúchos, para voltarem com tudo à vida pública. Cassol não esconde que está trabalhando duramente, nos bastidores, para recuperar seus direitos políticos (injustamente retirados) para realizar seu principal projeto: o de disputar novamente o Governo do Estado. Já Raupp, que teve uma carreira altamente positiva no Senado, estaria sendo instado por parceiros, amigos, eleitores e muita gente de várias regiões, para voltar à disputa por uma das duas cadeiras à que Rondônia tem direito. Ivo Cassol já tomou sua decisão e só depende de votações no Congresso (ele e vários políticos brasileiros) para voltar a ter seus direitos políticos readquiridos. Já Raupp os tem, mas ainda não fala oficialmente sobre o assunto. Tem ouvido muito e falado pouco.
A lista de concorrentes ao Senado fica cada dia maior. Ela já tem o governador Marcos Rocha; o ex-senador Acir Gurgacz; o ex-secretário de saúde e deputado federal Fernando Máximo; o ainda prefeito Hildon Chaves; a deputada federal Sílvia Cristina; o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, sempre lembrado para a disputa e ainda, embora não se tenha certeza, o nome da ex-deputado federal Mariana Carvalho. Confúcio Moura estaria de olho é no governo, assim como outro dos atuais senadores, Marcos Rogério. Mas a lista ainda pode crescer…
CONFÚCIO E ACIR GURGACZ: DOBRADINHA PARA O GOVERNO E O SENADO SE FORMANDO PARA 2026?
Por falar em Confúcio Moura, ele tem conversado muito com algumas personalidades importantes da nossa política, mas uma em especial: o empresário e ex-senador Acir Gurgacz, outro injustiçado que perdeu seu mandato por questões burocráticas. Ambos têm sido parceiros em almoços pelos lados do Congresso, onde Confúcio é figura destacada, por sua parceria com o governo Lula. Acir comanda o PDT regional, outro partido importante da base aliada do atual governo federal. Um rondoniense que conhece as lides da política e suas entranhas, comentou dias atrás de que a união de esforços dos dois políticos pode formalizar, no futuro, uma dobradinha das mais respeitáveis. Ou seja, nela, Confúcio Moura seria o candidato ao Senado com o apoio de Acir e o apoiando ao Senado. Embora seja muito cedo ainda para fechamento de acordos para daqui a dois anos, até em virtude da rapidez com que as nuvens da política mudam, a costura entre Confúcio Moura e Acir Gurgacz estaria se solidificando.
Confúcio foi governador por quase sete anos e meio e está em seu primeiro mandato de oito anos, no Senado. Acir foi prefeito de Ji-Paraná e depois senador por dois mandatos. A meta de Acir é bem clara. Já Confúcio ainda não definiu, oficialmente, se busca um novo mandato; se vai mesmo disputar o Governo ou se deixa a politica em definitivo, como tem insinuado algumas vezes. Quem o conhece aposta que, em relação à última alternativa, não há nenhuma chance de que ela se concretize.
GRUPELHOS AMANTES DAS DITADURAS QUEREM QUE BRASIL RECONHEÇA COMO LEGÍTIMA A FRAUDE NA VENEZUELA
Ah, os amantes das ditaduras, que se dizem únicos representantes da “verdadeira democracia” ou que pleiteiam uma “democracia relativa”, como já comentou o presidente Lula! Eles representam entidades que se unem para pedir que o governo brasileiro reconheça como legítima a eleição vergonhosamente fraudada da Venezuela, pelo ditador Nícolas Maduro. Em sua maioria, são entidades que não merecem qualquer crédito, como um tal de “Movimento Nacional da Juventude”, composto por meia dúzia de descerebrados. Mas também há o aval de grupos mais conhecidos, com o famigerado MST, aquele que vive de invasões de terras alheias para vendê-las depois e encher os bolsos dos seus líderes. Há ainda a União de Negros pela Igualdade, embora nos regimes comunistas que eles defendem, só possam abrir a boca negros que comungam da mesma ideologia, senão podem ser taxados de “brancos”, mesmo que sua cor da pele seja a mesma deles. E há outras instituições, todas elas com o carimbo claro do socialismo, que defendem criminosos como Nícolas Maduro, apenas porque ele professa a ideologia ditatorial que eles amam.
Seria cômico, não fosse trágico, se estes doentes sociais, reunidos em grupelhos, alguns sem qualquer representatividade, outros um pouco mais densos, defendessem a democracia na essência da palavra. São representantes do que de pior nossa sociedade produz, imaginando um governo totalitário onde eles, é claro, fariam parte da elite dominadora, com direito a uma vida opulenta e feliz, enquanto o povo é escravizado. Idolatram gente como Nícolas Maduro, a quem o mundo civilizado trata não só como um bandido, envolvido em tráfico internacional de drogas,assim como sabem que ele é um ditador sanguinário que massacra seu próprio povo. Essa gente e Maduro se merecem!
PERGUNTINHAS
O ano termina em poucas horas. Qual o balanço que você faz da sua vida, da sua família e dos seus amigos neste 2024 e o que você mais gostaria que acontecesse de bom em 2025?
Por Sergio Pires
da redação FM News Rondônia