Governo de RO regulamenta o Proalfa, programa que visa alfabetização plena até 2030

Governo de RO regulamenta o Proalfa, programa que visa alfabetização plena até 2030

 Estamos trabalhando em regime de colaboração com as prefeituras para garantir que cada criança tenha acesso à educação.

      Fotos: Daiane Mendonça


O governo de Rondônia, por meio do Decreto_N__29.785 publicado nesta segunda-feira (9), regulamentou a Lei n° 5.735, de 22 de janeiro de 2024, que institui o Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa Rondônia). A iniciativa busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade e melhorar os índices de letramento e matemática em toda a educação básica. A gestão do programa será conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com os municípios.

A Seduc é a responsável por implementar e coordenar as ações do Proalfa Rondônia, promovendo formações continuadas para professores, gestores e coordenadores pedagógicos, além de disponibilizar recursos humanos e materiais didáticos necessários. O programa também inclui avaliações diagnósticas e premiações às escolas com melhores resultados.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância do programa para o futuro educacional do estado. “A alfabetização é a base para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e competitiva. O Proalfa é um marco para a educação em Rondônia e um compromisso com o futuro das nossas crianças,” afirmou.

A secretária de Educação, Ana Pacini, reforçou a parceria com os municípios para alcançar os objetivos do programa. “Estamos trabalhando em regime de colaboração com as prefeituras para garantir que cada criança tenha acesso à educação. Esse é um esforço conjunto, que inclui formações, avaliações e monitoramento constante,” ressaltou.

Além dos avanços na alfabetização, o Proalfa também visa elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e zerar a taxa de abandono escolar até 2030.

Por Larissa Malta

da redação FM News Rondônia


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.