Levantamento aponta: 43,4% dos rondonienses não são atendidos por rede de água

Levantamento aponta: 43,4% dos rondonienses não são atendidos por rede de água

 Outro dado alarmante é a perda de água nas redes, que atinge 59,8% no estado.


Um levantamento realizado pela IFAT Brasil, em parceria com a Pezco Economics e a Resolux Company, expõe a dura realidade do saneamento básico em Rondônia. O estudo revela que 91% dos habitantes do estado não possuem acesso à rede de esgoto, enquanto 43,4% vivem sem atendimento por rede de água, evidenciando a precariedade nos serviços essenciais.

Outro dado alarmante é a perda de água nas redes, que atinge 59,8% no estado. Quando se trata de tratamento de esgoto, os números também são preocupantes: apenas 9,8% do total gerado é tratado. Por outro lado, do volume coletado, 80,6% recebem tratamento.

A pesquisa também analisou a infraestrutura urbana. Em Rondônia, apenas 66,6% das áreas urbanas contam com pavimentação e meio-fio, enquanto apenas 10,6% possuem redes ou canais pluviais subterrâneos. Já a cobertura dos serviços de coleta de resíduos domiciliares atinge 82,1%.

“A pesquisa faz o raio-X de estados, grandes regiões e país. No Brasil, até 2040, a previsão é a de que R$ 387 bilhões sejam investidos em água e esgoto. O valor revela um ambiente mais favorável para investimentos no setor em comparação a cenários passados, porém, ainda aponta um déficit em relação às estimativas necessárias para a universalização até 2033”, informou a entidade.


 


Por Wanglézio Braga

da redação FM News Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.