Porto Velho, Rondônia - A Telebras acumula 200,7 milhões de reais em dívidas, de acordo com o balanço financeiro publicado em novembro, informa o portal Uol. Entre os credores está a Eletronorte, que fornece energia elétrica e compartilha infraestrutura com a Telebras.
A empresa que Lula (foto) se negou a privatizar foi incluída em órgão de proteção ao crédito pela dificuldade de honrar seus compromissos financeiros.
Questionada, a estatal disse que “não enfrenta problemas financeiros, mas restrições orçamentárias”, e completou: “A empresa está em negociações com o governo federal para viabilizar a liberação orçamentária”.
Pedalada
O próprio Uol já tinha chamado atenção para uma pedalada fiscal de 77 milhões de reais que a própria Telebras admitiu ao Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa estimou um rombo de 184 milhões de reais para 2025, usando o mesmo procedimento.
A estatal afirma ter um caixa superior a 300 milhões de reais em aplicações financeiras para cumprir suas obrigações imediatas. mas questões legais e denúncias administrativas contra diretores da Telebras complicam o cenário econômico da empresa.
Déficit recorde
No acumulado deste ano até setembro, as estatais brasileiras registraram um déficit primário recorde de 7,4 bilhões de reais. É o pior resultado desde o início da série histórica, em 2002.
Em outubro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, tentou justificar os dados negativos nas estatais como “reflexo de investimentos estratégicos“.
Janjapalooza estratégico?
Itaipu Binacional destinou 15 milhões de reais para o Janjapalooza, nome pelo qual ficou conhecido o festival Aliança Global Contra a Fome a Pobreza, promovido no âmbito do G20 pela primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva.
As outras estatais envolvidas no patrocínio do evento fizeram jogo duro para revelar quanto repassaram. Após pressão, a Petrobras admitiu ter repassado 18 milhões de reais.
Haja investimento estratégico.
Fonte: O Antagonista
da redação FM Alô Rondõnia