Quando a Telebras vai pagar as próprias contas?

Quando a Telebras vai pagar as próprias contas?

 


         Empresa estatal que Lula se recusou a privatizar acumula 200,7 milhões de reais em dívidas, à espera de "liberação orçamentária" do governo. // Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Porto Velho, Rondônia - A Telebras acumula 200,7 milhões de reais em dívidas, de acordo com o balanço financeiro publicado em novembro, informa o portal Uol. Entre os credores está a Eletronorte, que fornece energia elétrica e compartilha infraestrutura com a Telebras.

A empresa que Lula (foto) se negou a privatizar foi incluída em órgão de proteção ao crédito pela dificuldade de honrar seus compromissos financeiros.

Questionada, a estatal disse que “não enfrenta problemas financeiros, mas restrições orçamentárias”, e completou: “A empresa está em negociações com o governo federal para viabilizar a liberação orçamentária”.

Pedalada

O próprio Uol já tinha chamado atenção para uma pedalada fiscal de 77 milhões de reais que a própria Telebras admitiu ao Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa estimou um rombo de 184 milhões de reais para 2025, usando o mesmo procedimento.

A estatal afirma ter um caixa superior a 300 milhões de reais em aplicações financeiras para cumprir suas obrigações imediatas. mas questões legais e denúncias administrativas contra diretores da Telebras complicam o cenário econômico da empresa.

Déficit recorde

No acumulado deste ano até setembro, as estatais brasileiras registraram um déficit primário recorde de 7,4 bilhões de reais. É o pior resultado desde o início da série histórica, em 2002.

Em outubro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, tentou justificar os dados negativos nas estatais como “reflexo de investimentos estratégicos“.

Janjapalooza estratégico?

Itaipu Binacional destinou 15 milhões de reais para o Janjapalooza, nome pelo qual ficou conhecido o festival Aliança Global Contra a Fome a Pobreza, promovido no âmbito do G20 pela primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva.

As outras estatais envolvidas no patrocínio do evento fizeram jogo duro para revelar quanto repassaram. Após pressão, a Petrobras admitiu ter repassado 18 milhões de reais.

Haja investimento estratégico.

Fonte: O Antagonista

da redação FM Alô Rondõnia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.