Quem é Bashar al-Assad, ditador que comandou a Síria por 24 anos

Quem é Bashar al-Assad, ditador que comandou a Síria por 24 anos

                     Ele se tornou sucessor por conta da morte do irmão mais velho

Bashar al-Assad Foto: VLADIMIR GERDO/SPUTNIK/KREMLIN//EFE/EFEVISUAL

O ditador da Síria, Bashar al-Assad, deixou o país após o grupo de rebeldes HTS, liderado por Mohammed al-Golani, ter tomado a capital do país, Damasco. Bashar al-Assad assumiu o poder em junho de 2000 e ficou, portanto, 24 anos no comando.

Bashar al-Assad recebeu asilo na Rússia, conforme informou uma fonte do Kremlin à agência de notícias oficial russa TASS.

Leia também1 Bashar al-Assad recebe asilo em Moscou, confirma Kremlin
2 Cidadãos invadem e saqueiam palácio de Bashar al-Assad
3 Netanyahu diz que Israel ajudou a derrubar Assad: "Dia histórico"
4 Veja fotos da celebração na Síria após derrubada de Assad
5 HTS: Grupo que liderou derrota de Assad é dissidente da Al Qaeda

A família Assad comandou a Síria desde a década de 1970, quando, por meio de um golpe de estado, Hafez Assad assumiu o poder.






Bashar nasceu no dia 11 de setembro de 1965, em Damasco. Ele estudou Medicina, se especializou em oftalmologia, e fez pós-graduação em Londres, Inglaterra.

Filho de Hafez, Bashar não seria o sucessor, mas chegou ao posto porque seu irmão mais velho morreu em um acidente, em 1994. O ditador tem 59 anos de idade e sucedeu o pai, Hafez al-Assad, que morreu no ano 2000 após três décadas de governo na Síria.

A família Assad é alauita, minoria religiosa xiita na Síria. O regime de Hafez al-Assad foi fruto de um golpe de Estado em 1971. As informações são do G1.

Pleno news




Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.