Ele se tornou sucessor por conta da morte do irmão mais velho
O ditador da Síria, Bashar al-Assad, deixou o país após o grupo de rebeldes HTS, liderado por Mohammed al-Golani, ter tomado a capital do país, Damasco. Bashar al-Assad assumiu o poder em junho de 2000 e ficou, portanto, 24 anos no comando.
Bashar al-Assad recebeu asilo na Rússia, conforme informou uma fonte do Kremlin à agência de notícias oficial russa TASS.
Leia também1 Bashar al-Assad recebe asilo em Moscou, confirma Kremlin
2 Cidadãos invadem e saqueiam palácio de Bashar al-Assad
3 Netanyahu diz que Israel ajudou a derrubar Assad: "Dia histórico"
4 Veja fotos da celebração na Síria após derrubada de Assad
5 HTS: Grupo que liderou derrota de Assad é dissidente da Al Qaeda
A família Assad comandou a Síria desde a década de 1970, quando, por meio de um golpe de estado, Hafez Assad assumiu o poder.
Bashar nasceu no dia 11 de setembro de 1965, em Damasco. Ele estudou Medicina, se especializou em oftalmologia, e fez pós-graduação em Londres, Inglaterra.
Filho de Hafez, Bashar não seria o sucessor, mas chegou ao posto porque seu irmão mais velho morreu em um acidente, em 1994. O ditador tem 59 anos de idade e sucedeu o pai, Hafez al-Assad, que morreu no ano 2000 após três décadas de governo na Síria.
A família Assad é alauita, minoria religiosa xiita na Síria. O regime de Hafez al-Assad foi fruto de um golpe de Estado em 1971. As informações são do G1.
Pleno news