DF é o 2º ente federativo com mais profissionais na economia criativa

DF é o 2º ente federativo com mais profissionais na economia criativa

 

        O levantamento mostra que 9,7% dos empregados do DF atuam profissionalmente em áreas da economia criativa - (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)


Porto Velho, Rondônia - O Distrito Federal apareceu na segunda posição no ranking do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que analisou o número de trabalhadores em ocupações criativas no Brasil.

Os dados do levantamento mostram que 9,7% dos empregados do DF atuam profissionalmente em áreas da economia criativa, atrás apenas de São Paulo, que tem um percentual de 9,8%. O DF superou estados como Rio de Janeiro (9,3%), Ceará (9,3%), Rio Grande do Sul (8,5%) e Santa Catarina (8,4%).

Atualmente, o DF conta com cerca de 130 mil agentes formais de economia criativa que geram quase R$ 10 bilhões por ano, com participação de 3,5% no Produto Interno Bruto (PIB) da capital federal. Os dados são do Panorama da Economia Criativa, projeto desenvolvido pela Universidade Católica, com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Thales Mendes, disse que, atualmente, mais de 70% dos produtos comercializados nas feiras que ocorrem no DF, vêm do cooperativismo e das atividades associativas dos artesãos, dos agricultores familiares e dos trabalhadores da reciclagem.

Segundo Mendes, isso representa uma importante fonte de renda para essas famílias. Ainda de acordo com o secretário, os resultados das vendas, tanto nas feiras regulares quanto nos eventos especiais organizados pela Sedet, comprovam o impacto positivo dessas iniciativas no desenvolvimento econômico e na inclusão social.

*Com informações da Agência Brasília//Correiobraziliense

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.