A ordem do MEC é que o Fies em 2025 reserve metade das 112 mil vagas para estudantes de baixa renda em universidades privadas conveniadas
Foto: Agência Brasil
Com o lançamento do Fies Social, em 2025, metade das vagas estarão reservadas para estudantes de baixa renda. São candidatos em situação de vulnerabilidade econômica, devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
O Ministério da Educação (MEC) informou que vai disponibilizar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo do ano.
Os processos seletivos serão divididos em duas etapas: 67.301 vagas para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo semestre.
Fies Social
A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais e ainda reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Apenas no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.
O Comitê Gestor do Fies é formado por representantes de vários setores do governo. A ideia é formular políticas de financiamento estudantil, definir critérios de oferta de vagas e supervisionar a execução do Fies, assegurando inclusão e desenvolvimento educacional.
Inclusão social
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, destacou que a medida terá impactos sociais.
“O Fies é uma ferramenta transformadora, que promove a inclusão educacional e abre portas para o futuro de milhares de jovens”, disse a presidente.
Para Fernanda Pacobahyba, as oportunidades para os jovens serão efetivamente ampliadas no acesso ao ensino superior de qualidade.
Longa história
Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
Desde 2018, o Fies possibilita juros zero para quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Por Renata Dias - 68
da redação FM News Rondônia