Governo de Rindônia sanciona lei que institui Dia Estadual de Combate ao Preconceito contra o Nanismo

Governo de Rindônia sanciona lei que institui Dia Estadual de Combate ao Preconceito contra o Nanismo

 Nova lei institui combate ao preconceito ao Nanismo e o direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sem nenhuma espécie de discriminação



Com objetivo de combater o preconceito e discriminação, o governo de Rondônia sancionou a Lei n° 5.959, de 8 de janeiro de 2025, que institui o Dia Estadual de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, a ser realizado anualmente no dia 25 de outubro. A ação visa conscientizar a família, responsáveis, tutores, curadores e sociedade em geral sobre a importância da inclusão social da pessoa com Nanismo e o direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sem nenhuma espécie de discriminação.

Além disso, a norma visa informar o direito da pessoa com Nanismo ao trabalho de livre escolha e aceitação em ambiente acessível e inclusivo em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, bem como incentivar o desenvolvimento e implementação de políticas públicas que integrem todas as pessoas com Nanismo na sociedade e no mercado de trabalho de forma igualitária.

Para o vice-governador em exercício, Sérgio Gonçalves, este é um passo importante na luta por igualdade e respeito, não apenas para as pessoas com nanismo, mas para todas as minorias que ainda enfrentam desafios diários devido à discriminação. O nanismo, assim como outras condições, não define o valor ou as capacidades de uma pessoa.

A lei evidencia ainda ações que poderão ser feitas como: palestras, simpósios, congressos, apresentações, distribuição de panfletos, folders, cartazes, cartilhas informativas e encontros comunitários para disseminação de práticas inclusivas e identificação de desafios à inclusão social plena da pessoa com Nanismo.

O titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Jefferson Rocha enfatizou que, a lei é um grande passo para a política de inclusão social, vamos continuar juntos, trabalhando para construir Rondônia mais inclusivo, justo e solidário, onde a diversidade é celebrada e respeitada por todos.”

Por Gabriel Regis

da redação FM Rondôniadinamica

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.