Originalmente Território do Guaporé, Rondônia tornou-se estado em 1981
Foto: Ilustrativa - Daiane Mendonça; Secom/RO
O estado de Rondônia comemora neste sábado (04) 42 anos de instalação. Originalmente denominado ‘Território do Guaporé’, Rondônia tornou-se um estado em 22 de dezembro de 1981.
Antes dividido entre Amazonas e Mato Grosso, o Território do Guaporé foi estabelecido como território nacional em 1943. Guaporé tornou-se Rondônia apenas em 1956 - em homenagem ao marechal Cândido Rondon, que foi responsável pela implantação dos primeiros projetos de telecomunicação no estado.
O estabelecimento de Rondônia como estado aconteceu por meio do Projeto de Lei Complementar n° 41, aprovado pelo então presidente da República, general João Figueiredo. A instalação oficial, entretanto, ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982. Durante o lançamento da criação, os deputados do ‘Território Federal de Rondônia’ e demais autoridades estavam em recesso de fim de ano.
Jorge Teixeira, então recém-empossado governador do território, foi responsável por preparar a infraestrutura administrativa, econômica e política da futura Rondônia. À época da criação, Porto Velho - hoje capital de Rondônia -, ainda pertencia ao estado do Amazonas e Guajará-Mirim - município a cerca de 320 km da capital - ao estado do Mato Grosso.
Quando o estado de Rondônia foi criado, era constituído por apenas 13 municípios — Porto Velho (capital), Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão D'Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Vilhena eram os municípios que já existiam antes mesmo de ‘Rondônia’ existir.
Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rondônia conta com 52 municípios e tem uma população estimada em 1,581 milhão (2022). É o terceiro estado mais populoso da região Norte.
Apesar da importância da data, nenhuma comemoração oficial foi marcada.
Rondoniaovivo