Lepac realizou 2,4 milhões de exames de alta complexidade e atendeu mais de 185 mil pacientes em 2024

Lepac realizou 2,4 milhões de exames de alta complexidade e atendeu mais de 185 mil pacientes em 2024

 A unidade é especializada em análises laboratoriais, suporte diagnóstico, monitoramento de doenças, acompanhamento terapêutico e assistência às unidades de saúde





O Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) atendeu 185.114 mil pacientes e realizou um total de 2.417.669 milhões exames de alta complexidade em 2024. Localizada em Porto Velho, a unidade é especializada em análises laboratoriais, suporte diagnóstico, monitoramento de doenças, acompanhamento terapêutico e assistência às unidades de saúde.

Subordinado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o laboratório é integrado à Policlínica Oswaldo Cruz (POC), mas também atua como laboratório de apoio ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (Hbap), Hospital de Retaguarda de Rondônia, Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII), Assistência Médica Intensiva (AMI), Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

O Lepac utiliza a plataforma de analisador automático multiparamétrico de bioquímica, acesso randômico, com unidade analítica e operacional integrada, um sistema automatizado que realiza mais de 6.700 mil exames de média e alta complexidade por dia para o Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando mais de 200 mil exames mensais. A tecnologia elimina a manipulação manual de amostras, garantindo maior segurança para pacientes e operadores, como farmacêuticos bioquímicos, biomédicos e técnicos de laboratório, oferecendo diagnósticos precisos e ágeis.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, com um sistema sistema integrado e automatizado, a unidade é fundamental para assegurar à população um atendimento eficiente, com rapidez e segurança.

NÚMEROS ALCANÇADOS 

Os números de exames alcançados pelo Lepac representam um aumento de 21,21% em relação ao ano de 2023, quando foram realizados 1.994.809 milhão de exames e atendidos 154.960 mil pacientes. 

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha ressaltou que, “a eficiência da análise laboratorial traz um ganho expressivo aos nossos pacientes, pois evita longas esperas e garante eficácia nos diagnósticos.”

Entre os exames realizados estão:

Hematologia

Urinálise

Imunohematologia

Bioquímica sérica e urinária

Imunoquímica

Testes de alergias

Detecção de drogas de abuso e terapêuticas

Marcadores tumorais

Autoimunidade 

Hemostasia

Por Daiane Brito

da redação FM Rondôniadinamica

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.