Mais de 24 mil carteiras de Passe livre foram emitidas pelo governo de Rondônia em 2024

Mais de 24 mil carteiras de Passe livre foram emitidas pelo governo de Rondônia em 2024

 O benefício, que fortalece a inclusão social no estado, é disponibilizado pelo DER-RO em 56 pontos de atendimentos para a emissão




O governo de Rondônia oferece transporte gratuito para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos, garantindo mobilidade e acesso a serviços essenciais ao disponibilizar a carteira Passe Livre. O benefício, que fortalece a inclusão social no estado, é disponibilizado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) em 56 pontos de atendimentos para a emissão, cujos endereços podem ser consultados no link https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/RELACAO-PARCEIROS-PASSE-LIVRE.pdf. Mais informações podem ser obtidas no Tudo Aqui ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a carteira Passe Livre é mais que um benefício; é uma ferramenta de cidadania que assegura o direito de ir e vir às pessoas que mais necessitam. “O objetivo do governo é continuar ampliando esse tipo de ação, promovendo igualdade e inclusão para todos em Rondônia”, salientou.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO

Para solicitar a carteira, idosos precisam apresentar os documentos como:

Registro Geral (RG);

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Comprovante de residência; e

Comprovante de renda de até dois salários mínimos.

Pessoas com Deficiência (PcD) ou diagnóstico de câncer, e outras doenças devem fornecer os mesmos documentos, além de requerimento, laudo médico comprobatório e os respectivos exames complementares.

RESERVAR PASSAGEM

É necessário solicitar a passagem até 3 horas antes do horário de partida, sendo as empresas de transporte obrigadas a reservarem quatro assentos por viagem aos beneficiários, divididos igualmente entre idosos e pessoas com deficiência ou com câncer.

ACESSO RÁPIDO E SEGURO

De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, a iniciativa é conduzida com responsabilidade e eficiência. “O DER está empenhado em garantir que o Passe Livre chegue a quem realmente precisa. Em 2024, o programa emitiu cerca de 24.344 mil carteiras, sendo 18.967 mil para idosos e 5.377 mil para pessoas com deficiência. Contamos com equipes dedicadas e processo transparente para que os beneficiários tenham acesso rápido e seguro ao benefício”, evidenciou.

Por Antonia Lima

da redação FM Rondôniadinamica



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.