Medidas preventivas e atualização da caderneta vacinal no retorno às aulas são destacadas pelo governo de RO

Medidas preventivas e atualização da caderneta vacinal no retorno às aulas são destacadas pelo governo de RO

 

         As escolas desempenham papel essencial promovendo a saúde de forma individual e coletiva


Porto Velho, Rondônia - Com o início do ano letivo, o governo de Rondônia intensifica as orientações para garantir que crianças e jovens voltem às aulas de forma segura. Nesse momento de grande circulação em ambientes coletivos, a prevenção de doenças transmissíveis torna-se prioridade, e a atualização da caderneta de vacinação é uma medida essencial. As escolas desempenham um papel essencial na promoção da saúde. Além de incentivar a imunização, as instituições podem contribuir com iniciativas como palestras realizadas por profissionais de saúde, atualização de murais informativos sobre doenças e vacinas, e distribuição de materiais educativos.

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), essas ações tornam o ambiente escolar um importante aliado na prevenção de doenças, promovendo a saúde de forma individual e coletiva.

CUIDADOS BÁSICOS

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destacou que é essencial revisar a caderneta de vacinação das crianças antes do retorno às aulas, garantindo imunização contra doenças como gripe, varicela, rubéola, meningite e outras. “É hora de revisar a caderneta de vacinação das crianças para garantir que estejam protegidas. A imunização cria barreiras de proteção, impedindo a disseminação de vírus, bactérias e germes, além de evitar casos graves.”

Segundo a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez, a vacinação deve ser acompanhada de cuidados básicos de higiene. Medidas como lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool em gel, manter os ambientes ventilados e higienizar superfícies compartilhadas são eficazes para reduzir a transmissão de doenças respiratórias. “É fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais de possíveis infecções e busquem atendimento médico adequado, assegurando o bem-estar das crianças e a segurança de todos”, explicou.

SAÚDE

Nos 52 municípios de Rondônia, as vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde, com horários acessíveis para atender às famílias. Essa estrutura facilita o acesso à imunização, essencial para evitar casos graves e hospitalizações.

Vacinas disponíveis:
  • BCG: previne formas graves de tuberculose;
  • Hepatite A e B: protege contra os vírus da hepatite A e B
  • Pentavalente: combina proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B;
  • Poliomielite (VIP e VOP): previne a poliomielite;
  • Rotavírus Humano: protege contra infecções causadas pelo rotavírus;
  • Pneumocócica 10-valente: previne doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae;
  • Meningocócica C: protege contra a meningite causada pelo meningococo C;
  • Febre Amarela: previne a febre amarela;
  • Tríplice Viral (SCR): protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
  • DTP (tríplice bacteriana): reforço contra difteria, tétano e coqueluche;
  • Varicela: previne a catapora;
  • HPV: protege contra o papilomavírus humano; e
  • Tetraviral: vacina combinada que protege sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada).

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.