Novo prefeito pretende não ficar em gabinete e administrar diretamente em campo
Em solenidade pública e aberta, realizada na praça do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi empossado o novo prefeito de Porto Velho Léo Moraes (Podemos), eleito nas eleições de 2024 com 56,16% dos votos válidos (135.118 votos). A cerimônia conduzida pela Câmara Municipal aconteceu no final da tarde deste dia 1º de janeiro.
Veja mais
DIA DE POSSE: Porto Velho recebe hoje (01) novo prefeito Léo Moraes e 23 vereadores
Posse de Léo Moraes e vereadores será aberta ao público, no dia 1º, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Léo assume a prefeitura da capital rondoniense no lugar de Hildon Chaves (PSDB) que exerceu dois mandatos consecutivos de 2017 a 2024, e deixou um grande legado de obras e serviços, incluindo a nova rodoviária e asfaltamento de ruas.
Na posse, o novo prefeito que conduzirá a gestão municipal de 2025 a 2028, disse que não será um prefeito de gabinete, mas estará resolvendo os problemas diretamente no local. Anunciou como prioridade a melhora nas unidades de saúde.
Afirmou que vai governar pelo povo e vai honrar a confiança. Prometeu cumpri seu plano de governo e disse que fará uma administração voltada ao desenvolvimento e crescimento da capital.
Léo anunciou a liberação das visitas no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. sem cobranças de ingrsssos, alegando que o patrimônio pertence à cultura local.
Trajetória
Leonardo Barreto de Moraes, o Léo Moraes, tem 40 anos de idade, é filiado ao partido Podemos e atua como pecuarista. Natural de Foz do Iguaçu (PR), reside em Porto Velho desde a infância quando os pais migraram para Rondônia. Em Rondônia, Léo foi vereador de Porto Velho, deputado estadual e deputado federal.
Seu pai Paulo Moraes, já falecido, teve vida pública reconhecida em Rondônia onde foi delegado de Polícia Civil, vereador e deputado estadual. Sua mãe Sandra Moraes foi vereadora e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho.
A vice-prefeita
Além de Léo Moraes, também foi empossada a vice-prefeita Magna dos Anjos Queiroz (Podemos), uma fiel escudeira e amiga pessoal do prefeito. Nascida em Óbidos (PA), tem 45 anos, é advogada e tem vasta atuação no meio religioso evangélico.
Os 23 vereadores
Pelo regimento, na mesma solenidade, primeiro foram empossados os 23 vereadores eleitos para a nova legislatura (2025-2028). Os vereadores têm a função de representar a comunidade porto-velhense com a missão de legislar, fiscalizar e prestar serviços públicos, com ética, respeito, eficiência e transparência.
Quem são os 23 vereadores:
1º
Márcio Pacele
REPUBLICANOS
2º
Ellis Regina do Sindeprof
UNIÃO
3º
Dr Junior Queiroz
REPUBLICANOS
4º
Dr Gilber
PL
5º
Fernando Silva
REPUBLICANOS
6º
Dr Macário
UNIÃO
7º
Thiago Tezzari
PSDB
8º
Sofia Andrade
PL
9º
Gedeão do Edvilson Negreiros
PSDB
10º
Adalto de Bandeirantes
REPUBLICANOS
11º
Edimilson Dourado
UNIÃO
12º
Pastor Evanildo
PRTB
13º
Nilton Souza
PSDB
14º
Wanoel Martins
PSD
15º
Marcos Combate
AGIR
16º
Zé Paroca
AVANTE
17º
Everaldo Fogaça
PSD
18º
Dr Santana
PRD
19º
Pastor Bruno Luciano
PL
20º
Adriano Gomes
PRTB
21º
Dr Breno Mendes Fiscal do Povo
AVANTE
22º
Jeovane Ibiza
AGIR
23º
Pedro Geovar
PP
Rondoniaovivo