A Defesa Civil de Ji-Paraná segue monitorando de perto o nível do Rio Machado, que está subindo rapidamente devido às fortes chuvas que atingem o município e as cabeceiras do rio.
Nesta quinta-feira (16), o nível do rio alcançou a marca de 9,87 metros, muito próximo do nível de atenção, que é de 10 metros. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanettin, existe a possibilidade de uma enchente.
É fundamental que a população siga as orientações da Defesa Civil, separando documentos pessoais, algumas roupas e verificando a possibilidade de se abrigar na casa de parentes ou amigos, caso seja necessário deixar suas residências.
Para as famílias que não tiverem onde se abrigar, o Ginásio de Esportes Adão Lamota será preparado para receber os desalojados pela enchente.
O Corpo de Bombeiros, em conjunto com as secretarias municipais de Planejamento (Semplan), Assistência Social e Família (Semasf), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba), já estão mobilizados e prontos para atender a população.
Outra recomendação importante é que as famílias residentes em áreas de risco de enchente fiquem atentas ao nível do rio para evitar serem surpreendidas.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio de seus órgãos competentes, reafirma seu compromisso com a segurança da população e se coloca à disposição para auxiliar a todos, de todas as formas necessárias.
Por Natália Pessoa
da redação FM Rondôniadinamica