O filme evidenciará as riquezas naturais e culturais da região e contará com o apoio de empresas privadas que se beneficiam de incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
O ator e cineasta Roberto Rowntree, atualmente em destaque na novela das 7, Volta por Cima, da Rede Amazônica de Televisão, que retransmite parte da programação da Globo, esteve em reunião com o produtor cultural Marcello Sokal, no Rio de Janeiro, para discutir o filme Fogo do Céu, que será rodado em Rondônia.
Fogo do Céu será uma produção independente, com o objetivo de retratar as belezas da terra por onde passou o Marechal Rondon, destacando o desenvolvimento acelerado do Estado nos últimos anos sob a administração do governador Marcos Rocha. O filme evidenciará as riquezas naturais e culturais da região e contará com o apoio de empresas privadas que se beneficiam de incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
Rowntree, que estará em breve no coração da Amazônia para selecionar os atores que participarão da produção, é um entusiasta do Brasil. Em entrevista, ele destacou a importância do cinema nacional para o fortalecimento da cultura brasileira, a geração de emprego e renda, além de apresentar o país para o mundo. Segundo ele, o audiovisual é uma ferramenta poderosa para criar uma cultura de entretenimento de qualidade e fomentar o surgimento de novos talentos na dramaturgia.
“O cinema nacional é essencial para valorizar nossa cultura e precisamos parar de enaltecer a cultura estrangeira. É fundamental reconhecer o nosso povo, nossos costumes, nossas belezas e riquezas. Infelizmente, o cinema nacional ainda não é tão prestigiado como deveria, pois damos mais atenção ao cinema internacional. No entanto, o nosso cinema é o que realmente reflete a realidade do nosso povo e quem nós somos. Nossa cultura expressa nossa identidade”, afirmou Rowntree.
O produtor cultural Marcello Sokal acrescentou que está entusiasmado com a parceria e com a oportunidade de participar desse projeto, que leva o cinema para Rondônia. Ele também destacou a relevância da produção para evidenciar o potencial econômico do Estado. “A produção desse filme será importante para mostrar uma parte significativa da economia de Rondônia, que gera riquezas e qualidade de vida para a população”, concluiu Sokal.
Por Helen Pontes, psicóloga e jornalista
da redação FM News Rondônia