Reunião reúne moradores para debater problemas e soluções
Ontem à noite, o Conselho de Moradores da cidade de União Bandeirantes, realizou a 1ª reunião do ano de 2025, na Escola Estadual Cesar Cassol, para discutir as principais demandas da comunidade. O encontro que contou com a presença de moradores, e representantes de organizações sociais, teve como objetivo debater problemas e soluções para melhorar a qualidade de vida na cidade.
Entre as demandas discutidas, destacaram-se o início letivo escolar, com uma preocupação dos país de alunos com a questão do sinistro de 10 (Dez) ônibus onde foram queimados, a preocupação é, se haverá prejuízo aos alunos e os docentes da Escola Municipal 3 de Dezembro e a Escola Estadual Cesar Cassol. Segundo o vice diretor Claudemir do Cesar Cassol, até sexta feira já tem uma posição exata, a diretora da Escola 3 de Dezembro também está aguardando a reposição dos 10 (Dez) ônibus junto a seguradora. Também em sua fala falou da deficiência de Construir mais 10(dez) salas de aulas para atender a demanda do Distrito, outra questão colocado em discursão foi com relação a professores, tanto o Estado bem como o Município precisam de professores, esperando que haja um chamamento para está categoria. Também foi discutido a questão de segurança nas escolas, aqui não temos um grande efetivo de Policiais Militares e nem a Patrulha Escolar, foi falado que já se cobrou junto ao Comando Geral da Policia Militar com relação a esta problemática, no aguardo de uma resposta positiva.
Outro assunto colocado em pauta foi quanto a questão da Saúde no Distrito, temos profissionais que prestam serviços aqui no posto de saúde, mais mora em outras localidades, e vem em seus plantões até em uma viatura tipo caminhonete que leva e trás, até o distrito de Jaci Paraná, questão de medicamentos básicos o posto está abastecido, com relação ao funcionamento total de atendimento para a pulação, depende de instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e mobílias.
Foi levantado uma questão, a necessidade de um projeto Educacional de Artes para as pessoas com autismo, sendo que será discutidos em outras reuniões. Também foi colocado em pauta a situação dos Órgãos IDARON e EMATAR, quanto as necessidades daquelas Instituições, não terem colaboradores na limpeza e vigilância, que será cobrado através do Conselho aos responsáveis, o prédio do Idaron e Emater, os próprios servidores que fazem a limpeza, para receber os usuários e fica a preocupação quanto a segurança do patrimônio público, sem segurança.
Outra questão foi quanto a liberação de um terreno para a construção do Prédio do Detran, onde o Conselho irá analisar.
O representante do Idaron, colocou a seguintes palavras: Falta de estrutura para se ter conforto para os servidores que prestam serviços nas Instituições Públicos, que é essencial, pois, muitos que estão trabalhando aqui prestam serviços, porque ama ou tem raízes aqui.
Os Gestores Públicos na esfera Estadual e Municipal devem olhar com mais carinho pela falta de melhorias na infraestrutura urbana, a falta de segurança pública e a demanda por mais serviços de saúde e educação. Os moradores também expressaram preocupação fazem sua parte pagando seus imposto e votando para escolher seus Representantes, parece que os escolhido esquecem com a falta de comprometimento junto a essa população.
O presidente do Conselho de Moradores, Paulo Lubiana, destacou a importância da participação popular na gestão da cidade. "É fundamental que os moradores sejam ouvidos e que suas demandas sejam discutidas e atendidas, disse.
A reunião também contou com a presença de representantes de vários seguimentos da sociedade, muitos se comprometeram a trabalhar em conjunto com o Conselho de Moradores para atender às demandas da comunidade.
A próxima reunião do Conselho de Moradores está marcada para a primeira segunda feita do mês de Março no mesmo local. Todos os moradores são convidados a participar e a contribuir com suas ideias e demandas.
Fotos F/M
da redação