Cannabis - Créditos: depositphotos.com / VadimVasenin
Nesta quarta-feira (26/3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um passo significativo ao aprovar a abertura de uma consulta pública para discutir mudanças nas regras de venda e prescrição de produtos feitos à base de Cannabis. Esta iniciativa busca expandir as possibilidades de comercialização desses medicamentos, permitindo que farmácias de manipulação possam produzir produtos contendo exclusivamente o fitofármaco CBD, o canabidiol, desde que com pureza mínima de 98% em base anidra.
Além disso, a proposta da Anvisa sugere a ampliação das formas de administração dos medicamentos à base de Cannabis. Atualmente, a regulamentação permite apenas o uso oral e nasal, mas a nova proposta incluiria as vias bucal, sublingual, inalatória e dermatológica. Essa mudança visa aumentar as opções terapêuticas disponíveis para pacientes que necessitam desses produtos.
Como são as mudanças propostas pela Anvisa?

A consulta pública proposta pela Anvisa tem como objetivo revisar a resolução de 2019, que regulamenta a venda de produtos à base de Cannabis em farmácias. Entre as mudanças sugeridas, destaca-se a permissão para que cirurgiões-dentistas possam prescrever esses produtos, ampliando o leque de profissionais habilitados a recomendar o uso medicinal da Cannabis.