Encontro das escolas cívico-militares de Rondônia ocorre em Porto Velho

Encontro das escolas cívico-militares de Rondônia ocorre em Porto Velho

 

      O Encontro debate diretrizes do Peecim e compartilha boas práticas adotadas nas escolas participantes


Porto Velho, Rondônia - Porto Velho sedia, nos dias 25 e 26 de março, o Encontro das Escolas Cívico-Militares de Rondônia, evento promovido pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A programação acontece no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, localizada na Avenida 7 de Setembro, e reúne militares, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação para debater as diretrizes do Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares (Peecim) e compartilhar boas práticas adotadas nas escolas participantes.

O Encontro reúne militares, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação

Dentre os temas abordados, destacam-se:O papel dos militares na formação dos estudantes;
Estrutura de governança do Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares (Peecim); e
Implementação do modelo em escolas de vulnerabilidade social.

Além disso, serão discutidos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e iniciativas como o Projeto Civismo e o Projeto Valores, que reforçam a formação cidadã dos alunos. A iniciativa é respaldada pela Lei nº 5.736/2024, que regula a gestão compartilhada entre Seduc e Sesdec, permitindo a atuação remunerada de militares da reserva da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nas unidades cívico-militares.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado tem investido constantemente na melhoria da educação, garantindo que os alunos das escolas cívico-militares tenham uma formação baseada em disciplina, respeito e valores éticos. “Esse Encontro fortalece a parceria entre educação e segurança, a fim de proporcionar um ambiente escolar ainda mais organizado e propício ao aprendizado,”b ressaltou.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Durante a abertura da solenidade, a secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, afirmou que as escolas cívico-militares desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes. “São princípios essenciais para a construção de um cidadão. Estive em um evento no ano passado com quase mil crianças e adolescentes e fiquei impressionada com a disciplina e o respeito. Essa organização permite que os alunos tenham um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal”, pontuou.

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.