" Escolinhas de Futebol Primeiro Toque" do Distrito de União Bandeirantes

" Escolinhas de Futebol Primeiro Toque" do Distrito de União Bandeirantes


Foto: F/M



Hoje vamos conversar com o Coordenador do Projeto Social Escolinha Primeiro Toque, Gleidson, que é também treinador e o treinador Tiago, para sabermos mais desse projeto e qual a importância, sabemos que  "O futebol é um esporte que une pessoas de todas as idades e classes sociais. E para as crianças, é uma oportunidade de se divertir, aprender e desenvolver habilidades importantes para a vida." É, esse o foco do "PROJETO SOCIAL ESCOLINHA PRIMEIRO TOQUE"

F/M: Como deu início esse Projeto Social?

Coordenador Gleidson: Esse projeto começou devido a necessidade da comunidade não ter nada de incentivo Esportivo, com as crianças, aí teve a iniciativa própria de dar o ponta pé inicial nesse projeto, buscando melhorias para nossas crianças de um modo geral.

F/M: Qual o objetivo à ser levado esse projeto da escolinha?

Coordenador Gleidson: O nosso principal objetivo é ajudar na formação e caráter de ser um melhor cidadão, aqui no projeto é cobrado muito a educação, e ajudar a formar um cidadão com a prática esportiva ainda é uma das principais ferramenta, principalmente no social em ajudar os jovens e crianças.

F/M: A quanto tempo deu inicio o projeto?

Coordenador Gleidson: Esse projeto deu inicio em janeiro de 2024.

F/M: Já sentiu alguma mudança de comportamento desses jovens n projeto social e na  escola onde eles estudam?

Coordenador Gleidson:  Assim, já temos grandes reflexos comportamental, graças a Deus a gente senti, até as escolas, elas  mesmo tem nos apoiado, porque estão vendo as atitudes dos jovens, aqui no projeto é proibido falar palavrão, em todo o ambiente do treino e acaba que esse tipo de comportamento, respeito, aprendizado, companheirismo, esse elo de conjunto vão levar para a vida toda deles. Hoje você já  ver o reflexo comportamental deles na rua, um vai falando com o outro e passando o que esta aprendendo. Isso, sem contar com depoimento de pais, que chega até os treinadores contando da mudança de seus filhos em casa.

F/M: Os pais desses jovens tem apoiado seus filhos nesse projeto e tem sentido a mudança de comportamento em casa?

Coordenador Gleidson: Os pais são os nossos principais apoiadores, porque aqui sozinho não vamos fazer nada sem o devido apoio, a nossa permanência nesse projeto é graças ao apoio de todos os pais, só temos que agradecer a colaboração e participação de todos os pais.

F/M: Esse projeto vocês já tem apresentado em outras localidades, com relação a competição esportiva?

Coordenador Gleidson: De inicio nós não  tinham esse propósito, devido á necessidade de aumentar o incentivo esportivo para esses jovens (atltas), temos buscado e participado, estamos aumentando o plantel, treinando com todos para algumas competições esportivas em nosso município e até mesmo fora do município. Os treinos são duas vezes na semana, as terça-feira a partir das 17:30hs tarde e aos sábados a partir das 07:30hs manhã.

F/M: Quem são os treinadores?

Coordenador Gleison: Os treinadores aqui é eu (Gleidson), Tiago e Devanildo, eu fico com a parte de menores iniciantes, com idade de 9 anos até 10 anos, o Tiago fica com a segunda turma, que vai de 10 anos até 14 anos e o Devanildo treina uma outra turma de 14 anos até 17 anos.

F/M: Tem algum garoto que vem se destacando neste projeto?

Coordenador Gleidson: Temos alguns atletas que são diferenciado dos outros, mais aqui o foco principal e um conjunto social e não formar exclusivamente um atleta. É, claro que aqui vamos está torcendo para termos destaque neste projeto, é lógico que vamos ficar felizes, quem sabe sair um ou mais atletas, mais não é nosso foco principal, aqui nós não conseguimos fazer uma metodologia de trabalho, por exemplo: Padrão de uma escola de Futebol, o nosso e um projeto social. Hoje, eu estou aqui com meninos de 6 a 8 anos, não tem como eu fazer um trabalho específico para melhorar a formação de um atleta desse, então, eu faço um trabalho igual.

F/M: Qual é o meio de ajuda para esse projeto, com relação a material esportivo?

Coordenador Gleidson: Ajuda principal é Deus, e nossa Ação, quando precisa de alguma coisa pedimos aos pai e a mãe, através do grupo de zap. E os pais colabaram com bolas,cones, e também com camisas a colaboração de alguns comerciantes local, o nosso projeto ele é totalmente gratuito,  a criança que entra nesse projeto já tem o seu calçado e a força de vontade.

F/M: Tem algum agradecimento a fazer para que está colaborando neste projeto social?

Coordenador Gleidson: Temos, de um modo em geral são vários, não quero citar nomes porque posso até mesmo esquecer, e fica chato, mais só tenho à agradecer e quero continuar contado com a colaboração deles, aos pais e as escolas que sempre tem nos apoiado e agora, esse ano, já estamos em um,a nova gestão municipal e através da semas que já abriu as portas com esse projeto social, porque quem ganha com isso não é eu, não é o vereador, não é o Tiago, quem ganha isso é a comunidade, você pega aí 100(cem) crianças que estão no projeto social, melhorando a vida deles e de muita gente em nossa comunidade. Já quero agradecer diante mão a você e o  Site Flor do Mamoré que está abrindo as portas  para dar visibilidade do nosso projeto social escolinha primeiro toque e esse são os meus agradecimentos a todos.



















O Site F/M também vai conversar com o Treinador Tiago.

F/M: Tiago como começou esse projeto social  na sua vida aqui em União Bandeirantes?

Treinador Tiago: O projeto em se começou com o Gleidson e o Pedrinho, com um proposito de ser recreativo, colocar a molecada para jogar futebol e orientando para não se machucar, eu, acabei entrando no projeto aos poucos, porque eu vim trazer o meu filho para começar a treinar, o meu filho só ficava no celular e vídeo game, então trouxe ele para fazer uma atividade física, e aí eu ficava observando muitas crianças ansiosas vendo a molecada jogando a não estava junto, e eu já tive participação de escolinha de futebol, já treinei em escolinha como criança, e fui começando a fazer alguns treinamentos básicos, com domínio , toque com os meninos que estavam esperando a sua vez de jogar e daí onde tudo começou, vinha um dia outro dia não. Foi aí que eu combinei com o Gleidson, que ia, ser só treinador de goleiro, e acabou que o Pedrinho teve que se afastar e aí ficou pra mim a categoria  do sub 12, e começamos a perceber que as meninas estava vindo em peso e acabou que não demorou nos já tinha a quantidade de formar uma equipe completa de atletas feminina e aí separamos m time feminino, no início era só treino e agora estamos chegando a ideia para competição. Estamos levando as meninas para competição esportiva , os meninos para participar de amistosos, e até competição que teve  ano passado 2024.

F/M: E qual é o resultado de conquista, do tratamento dos atletas juntos, os colegas em campo, na escola e com os pais, e os pais tem dado incentivo aos seus filhos nesse projeto?

Treinador Tiago: Então, pra mim a maior conquista e você receber uma mensagem no seu zap de um pai, dizendo que o seu filho está se dedicando na escola, ele parou de responder em casa, está sendo mais educado, mais cordial, criança que era fechada na escola não tinha entrosamento com outras crianças, e isso acabou que essa criança, hoje tem um outro comportamento. Hoje, ela está ativa na escola, com colegas, e amiguinhos. Crianças que antes só ficavam no celular, com a entrada no projeto social elas estão tendo notas escolares boas. No ano passado nos iniciamos um desafio, o aluno que tivesse, mais nota 10(dez), ganharia uma chuteira de marca, e teve uma competitividade entre eles para ganhar esse prêmio, foi bem interessante bem legal, incentivamos o potencial deles. Podemos notar que mitos alunos estão com notas boas nas escolas, aqueles que tem interesse no futebol em competição, se percebe que os próprios pais chega a contar que hoje os atletas tem uma vontade grande de estar tirando uma nota melhor na escola, até mesmo para poder participar do projeto social. Isso e muito gratificante para mim, vale mais que um titulo de campeonato e de resultado de amistoso, isso vale muito mais para mim.

F/M: Falando em Campeonato já tem alguma competição em outras localidades fora do nosso Distrito, em outros Distritos, tem algum cronograma de competição ?

Treinador Tiago: Então, agente tem uma programação e vamos ver se agente consegue montar uma ou duas categorias para levar até Ji-Paraná, no meio do ano, hoje as meninas do sub17, estão participando da copa O mais, em Porto Velho, já no próximo domingo, vão participar da semi final, concorrendo aí uma vaga para a grande final, e elas estão todas empolgadas para poder chegar lá e fazer bonito e vão está representando o nosso Distrito de União Bandeirantes.

F/M: Tem alguns atletas que estão se destacando nesse projeto, que você vê e está acompanhando?

Treinador Tiago: Na equipe feminina, sabemos que se treinar bem elas tem chance de estarem em uma equipe a nível estadual, para disputar grandes campeonatos. Na categoria das crianças atletas de 9 anos diferenciados que estão iniciando no projeto social, agente ver que muitos se destaca e tem grande chance de disputar uma vaga em uma escolinha grande para futuramente ser um grande atleta em um time de base grande, então, talentos aqui em União Bandeirantes, temos bastante talentos escondidos que só falta ser  lapidado e mostrado para que possa dar uma oportunidade de  melhor para esse atleta.

F/M: Quanto ao apoio para esse projeto social, onde vocês estão buscando, no Governo, na Prefeitura, empresas como vocês estão fazendo? 

Treinador Tiago: Hoje pra tudo temos que ter apoio, não se  faz nada só, precisamos sim, de apoio, hoje se vive tudo em torno  da política, no ano passado só contamos com a iniciativa privada, com os uniforme de treinos, todos foram conseguidos desta forma, as empresas daqui do Distrito está ajudando, hoje só temos a agradecer as empresas do distrito de União Bandeirantes e os pais dos atletas. Este ano de 2025, que mudou a gestão municipal, já temos um feito para o nosso projeto social, o vereador Adalto de Bandeirantes, conseguiu uma VAN, na SEMAS, para levar os nossos atletas até Ji-Paraná, temos  varias petições através do vereador  Adalto de Bandeirantes, que tem feito pedidos de providências para melhorias do campo de futebol, material esportivo, e inclusive o próprio secretario  já  entrou em contato com o nosso coordenador Gleidson, já falando do apoio que a Semas, vai dar ao projeto social, está se encaminhando para que esse ano, ser um ano diferente com muito apoio ao projeto social, por parte de seguimentos politicos e governamental. Esperamos se concretizar  para que este ano seja de muito crescimento para nós  e principalmente para a escolinha de futebol.

F/M: Tiago, agradecimento especial?

Treinador Tiago: Basicamente aos empresários do nosso Distrito de União Bandeirantes, algumas empresas atoe mesmo de Porto Velho, empresa do Distrito de Vista Alegre do Abunã que nos ajudou e agora com o apoio que está chegando da Prefeitura, do vereador Adalto de Bandeirantes e o Conselho de Moradores do Distrito de União Bandeirantes que se colocou á disposição para fazer encaminhamentos para setores governamental com pedido de recurso para o nosso Projeto social.


Na próxima  matéria estaremos conversando com os  principais  atores deste projeto social, os atletas, com entrevistas, vídeos e fotos.

Só informando, também na próxima matéria estaremos conversando com o treinador Devanildo, que hoje no momento da minha ida ao treino, não conseguir entrevistar.

























"Eu gostaria de agradecer novamente pela oportunidade de entrevistar o Coordenador do PROJETO SOCIAL ESCOLINHA PRIMEIRO TOQUE  o  senhor Gleidson e Treinador Tiago de tirar fotos das crianças, jovens, e até mesmo alguns pais estavam acompanhando seus filhos nos treinos. No entanto, eu gostaria de recomendar que as fotos não sejam utilizadas em nenhum outro contexto além da divulgação do projeto social, e que sejam sempre utilizadas de forma responsável e respeitosa."

da redação F/M


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.