intensivo para mais perto da população

intensivo para mais perto da população

 

Iniciativa do Governo de Rondônia amplia acesso a UTIs e fortalece assistência à saúde.
    Foto - Ítalo Ricardo e Jonathan Souza


O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), lançou o Programa Vida: Saúde Intensiva Mais Perto de Quem Importa. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a serviços de saúde intensiva e fortalecer o atendimento de média e alta complexidade nos municípios, conforme estabelecido na Portaria nº 1670.

O governador Marcos Rocha destacou que o programa regulamenta a oferta e o cofinanciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob gestão municipal, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso objetivo é descentralizar os serviços, levando atendimento de qualidade para mais regiões e reduzindo desigualdades no acesso à saúde intensiva”, afirmou.

Atendimento humanizado e acesso ampliado

Programa Vida estabelece diretrizes para garantir assistência humanizada e contínua a pacientes em estado crítico. Serão ofertados leitos nas seguintes categorias:

  • UTI adulto
  • UTI pediátrica
  • UTI neonatal

Os leitos serão regulados exclusivamente pela Central de Regulação da Coordenadoria de Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde (Creg) da Sesau, garantindo um atendimento justo, baseado na gravidade e necessidade do paciente.

O secretário de saúde, Jefferson Rocha, ressaltou o impacto positivo da iniciativa na humanização do atendimento. “Muitos pacientes precisam ser transferidos para outras cidades, afastando-se da família. Com o Programa Vida, os leitos estarão mais próximos de casa, permitindo o suporte emocional dos familiares, algo essencial para a recuperação, principalmente de recém-nascidos, que necessitam do contato com a mãe”, explicou.

Como participar do programa

Os municípios interessados devem enviar suas propostas à Subdiretoria Técnica em Saúde (SDTECS/Sesau) entre 1º de fevereiro e 31 de março de cada ano, pelo e-mail sdtecs@sesau.ro.gov.br, com a documentação exigida.

Para aderir ao programa, é necessário:

✔️ Possuir leitos de UTI operacionais
✔️ Formalizar a adesão ao programa
✔️ Manter o cadastro atualizado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)
✔️ Cumprir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Com essa iniciativa, o Governo de Rondônia reforça seu compromisso com uma saúde mais acessível, eficiente e humanizada.

Por Ítalo Ricardo e Jonathan Souza / Secom/Gov-RO - 25

da redação FM


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.