Porto Velho fortalece ações e medidas quanto às mudanças climáticas com criação de Comitê Técnico-Científico Municipal

Porto Velho fortalece ações e medidas quanto às mudanças climáticas com criação de Comitê Técnico-Científico Municipal

 

           Grupo terá como uma de suas principais atribuições a elaboração do Plano Municipal de Mudanças Climáticas


Porto Velho, Rondônia - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), instituiu oficialmente o Comitê Técnico-Científico de Mudanças Climáticas, conforme a Portaria nº 03/2025 – GAB/Sema, publicada nesta terça-feira (1º).

O Comitê, de caráter consultivo, terá como missão assessorar tecnicamente a implementação da Política Municipal de Mudanças Climáticas, oferecendo subsídios científicos e estratégicos para o desenvolvimento de ações de mitigação e adaptação às alterações climáticas no território municipal.

A presidência do Comitê será exercida pelo secretário da Sema, Vinícius Miguel, e contará com representantes de diversas instituições públicas, universidades, centros de pesquisa, movimentos sociais, associações científicas e organizações da sociedade civil, entre elas:

Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Censipam, Sociedade Civil Acadêmica e Científica, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Organização dos Seringueiros de Rondônia, entre outras.

O grupo se reunirá semanalmente e terá como uma de suas principais atribuições a elaboração do Plano Municipal de Mudanças Climáticas, documento estratégico para orientar políticas públicas em consonância com a Lei nº 2.273/2015.

Para o prefeito, Léo Moraes, a criação do Comitê representa um avanço significativo na governança ambiental do município.

“Estamos enfrentando eventos climáticos cada vez mais extremos, e é papel do poder público se antecipar, planejar e agir com base na ciência. Com este Comitê, Porto Velho dá um passo firme rumo a uma cidade mais resiliente, justa e preparada para os desafios ambientais do presente e do futuro”, destacou o prefeito.

O secretário Vinícius Miguel também reforçou a importância da iniciativa. “A formulação do Comitê representa um marco para Porto Velho. É um esforço coletivo para unir ciência, gestão pública, populações impactadas e participação social no enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas, que já são sentidas diretamente nossa cidade e nossa população”.

A Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.