Prefeitura de Porto Velho promove ações inclusivas para reforçar a conscientização sobre o autismo

Prefeitura de Porto Velho promove ações inclusivas para reforçar a conscientização sobre o autismo

 

   Prefeitura beneficiou quase 3 mil pessoas com TEA, com a emissão da CMIA


Porto Velho, Rondônia - Celebrado mundialmente no dia 2 de abril, o dia de conscientização do autismo tem como objetivo aumentar o diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e principalmente reforçar a importância da empatia, da inclusão e do respeito às diferenças. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho vem se destacando por suas iniciativas voltadas à inclusão e ao bem-estar das pessoas com TEA. A gestão do prefeito Léo Moraes oferece diversos serviços que facilitam o acesso a direitos e, principalmente, promovem a integração dessa população na capital rondoniense.

Entre as ações, a Prefeitura de Porto Velho beneficiou quase 3 mil pessoas com TEA, com a emissão da Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA). A Carteira do Autista garante a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados às pessoas com TEA.

Ônibus multissensorial é o primeiro veículo adaptado para atender pessoas com TEA

Além disso, a Prefeitura de Porto Velho sancionou, a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis no ambiente de trabalho para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Outro destaque da atual gestão é a criação do ônibus multissensorial que é o primeiro veículo adaptado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, proporcionando transporte gratuito para consultas, terapias e centros de reabilitação em horários flexíveis, durante os dias úteis, mediante agendamento prévio.

Ações inclusivas com a criação de vagas exclusivas para pessoas com TEA implementadas diretamente pelo poder público. Até então, as vagas destinadas a esse público na cidade eram iniciativas de empresas privadas, tornando esta ação um marco na garantia de direitos e inclusão.

Ações inclusivas com a criação de vagas exclusivas para pessoas com TEA

Recentemente o prefeito Léo Moraes, esteve na Casa do Autista, localizada em Balneário Camboriú (SC), reconhecida como o maior complexo da América Latina dedicado ao atendimento gratuito e especializado de crianças com TEA com objetivo conhecer de perto uma política pública que deu certo e buscar inspiração para novas ações em Porto Velho.

De acordo com o prefeito, essas ações mostram que a atual gestão vem trabalhando para proporcionar mais inclusão e respeito a todos. “Hoje, no dia 2 de abril, é uma data para relembrarmos do que já foi feito até aqui, mas também para refletir que podemos construir um futuro em que cada pessoa, independente de suas particularidades, seja valorizada e respeitada na nossa cidade”, disse Léo Moraes.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

da redação FM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.