Prefeitura de Porto Velho vai mudar o Sistema de Bilhetagem do Transporte Coletivo para versão digital

Prefeitura de Porto Velho vai mudar o Sistema de Bilhetagem do Transporte Coletivo para versão digital

 

         Mudança tem objetivo de melhorar o funcionamento do transporte coletivo


Porto Velho, Rondônia - Focada na modernização do sistema, oferta de novos meios de pagamento e melhoria da segurança para os usuários do COM Card que utilizam o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), anuncia que o COM Card, usado para pagar a passagem, vai mudar do modelo atual (bilhetagem eletrônica) para um sistema mais moderno: a bilhetagem digital, com novos equipamentos e programas (hardware e software).

Essa mudança, que faz parte da gestão do prefeito Léo Moraes, tem como objetivo trazer mais agilidade para o usuário realizar recargas por diversas formas de pagamento, como PIX, por exemplo.

Conforme a diretora de Transportes da Semtran, Adriana Rosa de Souza, a Secretaria tem um cronograma de 90 dias que está sendo seguido.

Segundo ela, como a empresa que gerencia o novo sistema é diferente da atual, não será possível transferir o saldo de um sistema para o outro. Por isso, a orientação é não carregar o cartão com grandes valores. "Em maio e junho de 2025, será feito um recadastramento obrigatório, que poderá ser feito totalmente pela internet, sem sair de casa. Neste cadastro, será possível optar se quer o cartão físico e já vai para uma aba para agendar a retirada do cartão ou se quer o virtual, que gera na hora e já poderá passar no validador no próprio celular”, explicou.

Secretaria segue um cronograma de 90 dias para a migração

A partir de 1º de junho de 2025, o novo sistema começará a funcionar. Os usuários poderão:

- Fazer recargas online;

- Pagar a passagem com Pix, que gera um QR Code na hora;

-Fazer o cadastramento de gratuidades e biometria facial on-line (sem precisar ir a um ponto de atendimento);

-Usar o cartão virtual direto no celular.

Vantagens do sistema de bilhetagem digital (chamado Sistema ABT):

- Os dados ficam seguros na nuvem e não são armazenados em aparelhos físicos, o que reduz riscos de fraudes;

- Atualizações e manutenções são feitas remotamente, sem precisar trocar equipamentos;

- É mais moderno e fácil de integrar com outros sistemas.

O secretário da Semtran, Iremar Lima, destacou o compromisso da Prefeitura em manter o transporte acessível e eficiente, priorizando a integração do sistema e o benefício econômico para os moradores da capital rondoniense. “A migração para um novo do sistema de bilhetagem visa garantir mais segurança e acessibilidade para os usuários. Certamente a modernização vai melhorar ainda mais para os usuários do transporte coletivo na capital”, disse.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

da redação FM 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.