Rondônia está acima da média na economia e cresce com velocidade impressionante

Rondônia está acima da média na economia e cresce com velocidade impressionante

 

       Os resultados econômicos são reflexo de políticas públicas inovadoras, estratégicas e inteligentes desenvolvidas pelo Governo de Rondônia


Porto Velho, RO - É impossível não vibrar com os resultados alcançados por Rondônia, o estado torna-se cada vez mais um ambiente próspero. As boas colheitas econômicas como a abundância de empregos, melhor faturamento dos negócios e recorde em exportações estão entre os vários motivos que inspiram a campanha Fale Bem de Rondônia, lançada pelo governo de Rondônia para celebrar as conquistas do estado.

Os resultados econômicos são reflexo de políticas públicas inovadoras, estratégicas e inteligentes desenvolvidas pelo governo, como apoio à melhoria da qualidade das produções, atração de investimentos e maior visibilidade dos negócios no mercado global. ‘‘Com os investimentos realizados pelo governo de Rondônia, o estado está com uma economia mais forte e oportunidades para que a população viva com dignidade e melhor qualidade de vida’’, evidenciou Marcos Rocha.

O titular da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, explica que, Rondônia vem assumindo posição à frente de estados tradicionais e localizados em regiões, historicamente, mais desenvolvidas, devido ao modelo de desenvolvimento focado em dar velocidade à entrega de resultados que beneficiem a população. ‘‘São ações estratégicas que transformam desafios em soluções para o avanço do estado.’’

Top 3 dos destaques do desenvolvimento econômico rondoniense:

Rondônia tem abundância de oportunidades de empregos

1 – Abundante em empregos

Rondônia realmente merece o reconhecimento de terra das oportunidades, o estado tem abundância de empregos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado está no topo da Região Norte no combate ao desemprego e ocupa o 3° lugar no Brasil. Além disso, a população está ganhando melhor. Em 2024, Rondônia conquistou recorde histórico no aumento de renda dos trabalhadores, e garantiu o 1° lugar na Região Norte com ganho mais alto.
  • Menor taxa anual de desocupação da Região Norte (3,3%) em 2024 (IBGE, 2024);
  • 3ª menor taxa anual de desocupação do Brasil (IBGE, 2024); e
  • Melhor renda dos trabalhadores na Região Norte, com R$2.995,00 (IBGE, 4° tri/2024).

2 – Atrativo para os negócios

A abertura de empresas no estado bate recorde ano a ano. De acordo com a Junta Comercial de Rondônia (Jucer), em 2024, foram registradas 26.434 novas empresas, representando um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior. Negócios que prosperam. Segundo o Relatório de Semanal Dados do Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), de 2023 para 2024, o faturamento cresceu 20% no comércio, 19% nas indústrias e 13% na agropecuária.

3 – Recorde de exportações

Em 2024, Rondônia atingiu a marca de US$ 2,6 bilhões em exportações, o maior volume já registrado da história. De 2019 a 2024, o crescimento chegou a 103%. O estado é o 2° da Região Norte que mais exporta, segundo levantamento da Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos, vinculada à Sedec, com base nos dados do comércio exterior brasileiro: Comex Stat. Rondônia está presente em 116 países, com 295 produtos diferentes, sendo comercializados os principais, como soja, carne bovina, milho e café. Os principais destinos são China, Espanha, Argélia, México e Estados Unidos.

FALE BEM DE RONDÔNIA

Com essa crescente valorização do estado, a campanha Fale Bem de Rondônia convida todos os rondonienses a compartilharem suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer sua imagem nacionalmente.

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.